Breve Histórico

Instituto do Coração da Criança e do Adolescente

O Instituto do Coração da Criança e do Adolescente – INCOR CRIANÇA é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundado em 12 de outubro de 2003. É certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS e possui título de Utilidade Pública Municipal. É registrado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – de Fortaleza (COMDICA) e do Estado do Ceará (CEDICA). Integra o projeto Fortaleza Amiga da Criança, idealizado pela Prefeitura de Fortaleza.

Desde 2005, o INCOR CRIANÇA é habilitado como Unidade de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, junto ao Sistema Único de Saúde – SUS/MS. Tem como missão fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes, por meio de ações equitativas, buscando a integralidade na atenção. Trabalha com ensino e pesquisa no sentido de adquirir e compartilhar conhecimento.

O INCOR CRIANÇA vive hoje, uma importante expansão, cujo marco é a construção do Hospital de Alta Complexidade em Pediatria.

Missão

Fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes, por meio de ações equitativas, buscando a integralidade na atenção. Trabalhar com ensino e pesquisa no sentido de adquirir e compartilhar conhecimento.

Visão

Ser em 5 anos um hospital de alta complexidade em pediatria com excelência e humanismo.

Valores

Amor ao Próximo
Trabalho em Equipe
Ética
Equidade
Excelência

Nossa Historia

Acompanhe a nossa trajetória

2000
A busca do acesso a saúde da Criança Cardiopata
A busca do acesso a saúde da criança cardiopata

Em 2000, foi proposto ao então Secretário de Saúde do Ceará Dr. Anastácio Queiroz, a implantação de um Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. No entanto, por ausência de norma ministerial específica, a proposta não teve êxito.

“ se você mudar a portaria terei o maior  prazer de credenciar” 

Anastácio Queiroz

2003
Fundação do DCCVPed
Fundação do DCCVPed (departamento de cirurgia cardiovascular pediátrica)

Em 29 de setembro de 2003, Dr. Valdester Cavalcante Pinto Junior, fundou o Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, com o intuito de reunir toda a sociedade brasileira de cirurgiões para criar uma política específica para resolver o cenário da cardiopatia congênita.

2003
Fundação do INCOR CRIANÇA
Fundação do INCOR CRIANÇA

Em 12 de Outubro de 2003, foi criado o Instituto do Coração da Criança e do Adolescente, naquele momento nomeado de ICCA, com objetivo de atender a demanda de Cirurgias Cardiovascular Pediátricas do nosso Estado do Ceará.

2004
Regulamentação dos serviços de cirurgia cardiovascular pediátrica
Regulamentação dos serviços de cirurgia cardiovascular pediátrica no Brasil

Em resposta a proposição do Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica – DCCVPed em 15 de junho de 2004, o Ministério da Saúde publica a Portaria 210 SAS/MS – que regulamenta a Cirurgia Cardiovascular Pediátrication Here

2005
Habilitação do INCOR CRIANÇA no Ministério da Saúde
Habilitação do INCOR CRIANÇA no Ministério da Saúde

Em Abril de 2005 o INCOR CRIANÇA torna-se habilitado no Ministério da Saúde como Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, registrado na Portaria nº 179 de 8 de Abril de 2005

2005
Inauguração do INCOR CRIANÇA em parceria com o Hospital Gastroclínica
Inauguração do INCOR CRIANÇA em parceria com o Hospital Gastroclínica

No dia 02 de maio de 2005, em parceria com o Hospital Gastroclínica, de propriedade da Sra. Myrtha Mara Hyppólito Ary e do Dr. Edgar Ary. Foi fundado o INCOR CRIANÇA, que realizou a 1ª cirurgia pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no dia 17 de maio do mesmo ano, no paciente Francisco Wellington, operado de Tetralogia de Fallot – T4F

2005
Fundação da casa da criança cardiopata
Fundação da casa da criança cardiopata

Em 2003 foi fundado a casa da criança cardiopata para acolher as famílias vindas de outros municípios do Estado do Ceará, de outros estados do Brasil e de bairros mais distantes de Fortaleza, que necessitavam de uma estrutura de apoio para aguardar devido tratamento.

2007
Parceria INCOR com o Hospital Luiz de França
1ª Cirurgia cardiovascular pediátrica em parceria com o Hospital Luiz de França

Após um período sem cirurgia, o INCOR CRIANÇA, formaliza novo contrato de parceria com o Hospital Luiz de França. Que teve sua primeira cirurgia realizada no dia 26 de Junho de 2007, no paciente Francisco Saulo Carneiro, cometido de CIA ( Comunicação InterAtrial).

2010
Dia da conscientização da cardiopatia congênita no Ceará
Dia da conscientização da cardiopatia congênita no Ceará

O INCOR CRIANÇA propôs, junto as casas Legislativas Municipal e Estadual, a criação do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Por meio da Lei Nº 9815 do Vereador Guilherme Sampaio e a lei 14.785/10 do Deputado Lula Moraes é instituído o dia 12 de junho como da Consciência da Cardiopatia Congênita.

2012
Curso de extensão em cardiologia pediátrica na UNIFOR
Curso de extensão em cardiologia pediátrica em nível de graduação em medicina para alunos da UNIFOR

O INCOR CRIANÇA por meio de solicitação acadêmica do Curso de Extensão em Medicina da UNIFOR, recebeu os alunos para vivência em ambulatório, orientados pela Dra. Marcia Souto Maior, Cardiologista Pediátrica do INCOR CRIANÇA

2012
Inauguração da área de convivência
Inauguração da área de convivência

As empresas Aiutare i Bambini e Chicco, presentearam a instituição com a construção de um espaço amplo e equipado, de convivência e suporte, para as nossas crianças em atendimento e/ou advindas do interior do estado. Essa Área de convivência foi chamada de Coração para Coração.

2014
Livro e exposição DENASCENÇA
Livro e exposição DENASCENÇA

No dia 23 de setembro de 2014, foi realizado o Lançamento do Livro e Exposição DENASCENÇA, na Biblioteca da UNIFOR

2015
Título de Utilidade Pública Municipal
Título de Utilidade Pública Municipal

No dia 21 de Julho de 2015, o INCOR CRIANÇA recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal. Homologado pela Câmara dos vereadores de Fortaleza, proposto pelo Vereador Guilherme Sampaio.

2015
Publicação do livro cardiopatias congênitas rede de atenção à saúde
Publicação do livro cardiopatias congênitas rede de atenção à saúde

Como parte do MBA de gestores do INCOR CRIANÇA, foi publicado em parceria com a fundação Getúlio Vargas o livro cardiopatias congênitas rede de atenção à saúde.

2016
Situação da cirurgia cardíaca pediátrica no Ceará
Situação da cirurgia cardíaca pediátrica no Ceará

No dia 30 de Março, foi realizada uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para discutir sobre cardiopatia congênita no Ceará

2016
1º Encontro das famílias de cardiopatas
1º Encontro das famílias de cardiopatas

No dia 15 de Abril, o INCOR CRIANÇA realizou o 1º encontro das famílias cardiopatas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. No presente momento foi lançada uma campanha em prol das crianças e adolescentes acometidas de doenças do coração.

2017
Publicação do livro Transplante do coração, um caminho para a vida
Publicação do livro Transplante do coração, um caminho para a vida

O INCOR CRIANÇA publicou o livro Transplante do Coração, um caminho para a vida, no dia 25 de maio de 2018, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
A obra celebra o cinquentenário do primeiro transplante cardíaco no mundo e no Brasil, bem como os vinte anos do programa de transplante do coração, em adultos e vinte anos do primeiro transplante deste órgão, em crianças no Ceará.

2018
Certificação de entidade filantrópica – CEBAS
Certificação de entidade filantrópica – CEBAS

No dia 07 de Setembro de 2018, foi deferida a Concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

2018
Parceria INCOR com o Hospital São Camilo
1ª Cirurgia cardiovascular pediátrica em parceria com o Hospital São Camilo

No dia 26 de Abril de 2018, foi inaugurado o serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do INCOR CRIANÇA, em parceria com o Hospital São Camilo (Cura D’ars).  Que teve sua primeira cirurgia realizada no dia 03 de Junho de 2019 , no paciente Brian Ceurim , cometido de CIV ( Comunicação InterAtrial).

2018
Cessão do terreno para a construção do hospital INCOR CRIANÇA
Cessão do terreno para a construção do hospital INCOR CRIANÇA

No dia 29 de outubro de 2015, os Diretores do INCOR CRIANÇA, estiveram em reunião com o Prefeito Roberto Cláudio, para discutir sobre a concessão do terreno para a construção do Hospital de Alta Complexidade em Pediatria – Hospital INCOR  CRIANÇA

2018
Lançamento da pedra fundamental
Lançamento da pedra fundamental

Em Junho de 2019, foi lançada a primeira etapa da construção do Hospital de Alta Complexidade em Pediatria – Hospital INCOR CRIANÇA. Nessa primeira fase, além de limpeza do terreno, drenagem e calçada, erguemos a pedra fundamental do Hospital, como um marco da nossa construção e da nossa história.

2019
INCOR CRIANÇA participa do Programa Fortaleza Amiga da Criança
INCOR CRIANÇA participa do Programa Fortaleza Amiga da Criança

No dia 28 de agosto de 2019, na presença do Prefeito Roberto Cláudio, O INCOR CRIANÇA assina convênio no Programa Missão Primeira Infância, junto a Prefeitura de Fortaleza.

Organograma

Estrutura Organizacional

Quem Somos